ParagraphStyled-sc-6adecn-0 dXbqCe “>As informações foram obtidas de forma exclusiva pelo Estadão e coletadas pelo cientista político Murilo Medeiros, da Universidade de Brasília (UnB). Ele analisou os resultados das eleições municipais em relação à dependência dos municípios do Bolsa Família e do auxílio emergencial, utilizando os dados mais recentes do governo federal, de 2020.
Beneficiários mostram cartões do Bolsa Família. Foto: Agência Brasil (20/10/2010)
O MDB se destaca como o partido que mais conquistou prefeituras nessas cidades, liderando em quatro delas: Campos Verdes (GO), Jacareacanga (PA), Japi (RN) e Mulungu do Morro (BA). Logo atrás, União Brasil, PSD e Avante garantiram três prefeituras cada. Todas essas cidades são de pequeno porte, com mais da metade (10) tendo menos de 10 mil habitantes.
“A configuração eleitoral nesse grupo de municípios reflete a situação nacional: a predominância de partidos centristas, como MDB, União Brasil e PSD, e a escassa representação das siglas de esquerda”, comenta Medeiros. No cenário geral, o PSD, sob a liderança do secretário de Governo de São Paulo, Gilberto Kassab, destacou-se como o partido mais bem-sucedido nas eleições municipais, elegendo 878 prefeitos no primeiro turno, seguido pelo MDB, que elegeu 847 prefeitos nesta mesma etapa.
ParagraphStyled-sc-6adecn-0 dXbqCe “>Enquanto o partido do presidente Lula não conseguiu eleger prefeitos, o PL de Jair Bolsonaro teve êxito em dois municípios com alta dependência do Bolsa Família: Serrano do Maranhão (MA) e Luís Domingues (MA).
ParagraphStyled-sc-6adecn-0 dXbqCe “>“Os dados desmistificam a ideia de que a população que depende de programas sociais automaticamente apoia partidos de esquerda. Não há uma transferência automática de votos para a esquerda. Pelo contrário, os partidos de centro e conservadores atraem a maior parte dos votos nessas cidades”, afirma Murilo Medeiros.
ParagraphStyled-sc-6adecn-0 dXbqCe “>“A mera assistência não é suficiente. Existe uma demanda por opções de trabalho e geração de renda, para romper com a dependência do Estado”, ressalta Medeiros.
Olá, eu sou Bruno, editor do blog QualificaSP.com, dedicado ao universo da capacitação profissional e do empreendedorismo.